Notícias (Clipping)  
 

SDR Lages
 
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages participa da primeira capacitação de Facilitadores Regionais.

 
Lages (18/06/2008)  Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina - COHAB/SC, reúne-se com representantes de 22 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e uma equipe multidisciplinar para dar prosseguimento à elaboração do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS). O foco de atendimento do Plano é a população de baixa renda, que representa cerca de 80% do déficit habitacional no estado. Estima-se que o total déficit seja de 244.984 moradias. A demanda de atendimento é variada; desde a construção de casas em zonas rurais, e urbanas, até a regularização fundiária, problemas de sub habitação e de ocupação áreas de risco.
 
De acordo com a COHAB/SC, o Plano irá traçar um perfil habitacional detalhado e deve instituir uma nova política com previsão temporal de 15 anos (2009-2023). Sendo o plano de atuação ampla, é de interesse de todos os segmentos da sociedade - independente de bandeira política - que ele tenha a abrangência e solidez necessárias às necessidades do Estado, mesmo para as futuras administrações. “Santa Catarina é um estado diverso em relevo, clima e etnias. O papel das SDRs neste momento é mapear informações sobre a demanda habitacional de maneira regionalizada”, esclarece a diretora presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck. Ela complementa que uma discussão ampla sobre o tema, incluindo outras instituições e mesmo a população é indispensável para a formulação de um plano adequado.
 
A elaboração do PHIS facilitará também o acesso a recursos financeiros provenientes do Governo Federal - Ministério das Cidades por meio do FHIS Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O estado já aderiu ao Fundo em maio de 2007, comprometendo-se a criar um fundo e um conselho estadual até dezembro deste ano.

 
Sobre a elaboração do Plano e demais eventos inter-regionais, são capacitados dois agentes por secretaria. Neste primeiro momento participam as SDRs: Araranguá, Brusque, Blumenau, Braço do Norte, Campos Novos, Canoinhas, Criciúma, Curitibanos, Grande Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Rio do Sul, São Joaquim, Taió, Timbó e Tubarão. No dia 2 de julho as outras 14 devem participar da capacitação em um evento a ser realizado em Chapecó. Uma das facilidades apresentadas para a conclusão do diagnóstico de demanda é a utilização de um formulário eletrônico que será preenchido pelas prefeituras e secretarias.

 
Além das SDRs, diversas instituições, entidades de representação popular e Secretarias de Estado compõe o grupo inter-institucional que colabora com a elaboração do Plano: Secretarias de Estado do Planejamento, do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, da Assistência Social, Trabalho e Habitação, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), Caixa Econômica Federal (CEF), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), União Estadual por Moradia Popular (UEMP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da região Sul (Fetraf/Sul) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

 
Publicado por:  Rita Dias

Fonte: http://lgs.sdr.sc.gov.br