Notícias (Clipping)  
 

SDR Chapecó
 
Cohab capacita técnicos para desenvolver Plano Catarinense de Habitação
 

Nesta quarta-feira (2), foi realizada a segunda etapa da capacitação de agentes regionais, para o desenvolvimento do Plano Catarinense de Habitação que irá traçar um perfil habitacional detalhado e deve instituir uma nova política com previsão temporal de 15 anos (2009-2023). A reunião contou com representantes de 14 SDRs: Caçador, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Itapiranga , Joaçaba, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço D"Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Videira e Xanxerê. O foco de atendimento é a população de baixa renda, que representa cerca de 80% do déficit habitacional no Estado.

Para combater um déficit habitacional de aproximadamente 180 mil moradias, a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) prepara uma nova política. Neste momento, a Cohab/SC mobiliza o Governo Federal, as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Secretarias de Estado, prefeituras e entidades para diagnosticar as necessidades habitacionais de maneira regionalizada. Na ocasião, Flávio Ghilardi, representante do Ministério das Cidades – Departamento da Secretaria Nacional de Habitação vai esclareceu sobre a política nacional de habitação.

De acordo com a diretora-presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck, o plano é atuação ampla - de interesse de todos os segmentos da sociedade, independente da bandeira política - é importante que ele tenha abrangência mesmo para as futuras administrações. "Santa Catarina é um estado diverso em relevo, clima e etnias. O papel das SDRs e prefeituras neste momento é mapear informações sobre a demanda habitacional de maneira regionalizada", esclarece Maria Darci Mota Beck. Ela complementa que uma discussão ampla sobre o tema, incluindo a participação de outras instituições e mesmo a população é indispensável para a formulação de um planejamento adequado.

A elaboração do PCHIS facilitará também o acesso a recursos financeiros provenientes do Governo Federal - Ministério das Cidades por meio do FHIS Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O Estado já aderiu ao Fundo em maio de 2007, comprometendo-se a criar um fundo e um conselho estadual até dezembro deste ano.

Participaram do evento os secretários regionais de Chapecó, Valdir Crestani, e de Quilombo Gilmar Kozer, entre gerentes de Assistência Social das SDRs participantes.
 

Publicado por:   Patrícia Antunes.