Notícias (Clipping)  
  SDR Brusque
 
Regional de Brusque participa de capacitação para Facilitadores Regionais
 
Brusque (19/06/2008)
A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Secretaria Regional de Brusque esteve em Florianópolis nesta quarta-feira (18) para participar dos trabalhos de elaboração do Plano Catarinense de Habitação e Interesse Social (PCHIS). O evento é coordenado pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) e tem como foco de atendimento a população de baixa renda, que representa cerca de 80% do déficit habitacional no Estado.
 

Helena Rubia Inocente da Silva diz que atuará na Regional, juntamente com o gerente de Infra-estrutura da SDR Brusque, Jean Carlo Schulenburg, como facilitadora do processo de diagnóstico e mobilização das prefeituras da região para mapear informações sobre a demanda habitacional que irá definir a elaboração do Plano Regional de Habitação.

 

Serão promovidos seminários e oficinas em parceria com as prefeituras municipais das oito cidades pertencentes à SDR Brusque e com membros do comitê temático a ser montado. Estima-se que o déficit de moradias em Santa Catarina seja de 244.984 moradias. A demanda de atendimento é variada; desde a construção de casas em zonas rurais e urbanas, até a regularização fundiária, problemas de sub-habitação e a ocupação de áreas de risco.
 

A elaboração do PHIS facilitará também o acesso a recursos financeiros provenientes do Governo Federal - Ministério das Cidades, por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O Estado já aderiu ao Fundo em maio de 2007, comprometendo-se a criar um fundo e um conselho estadual até dezembro deste ano.

 
Publicado por:  Mauro Duarte de Miranda.
Fonte: http://www.sc.gov.br/sdr/brusque