Notícias (Clipping)

 
 

Jornal Correio Lageano
 
SDR em capacitação de facilitadores regionais
 
Lages (19/06/2008)  
Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) reúne-se com representantes de 22 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e uma equipe multidisciplinar para dar prosseguimento à elaboração do Plano Catarinense de Habitação e Interesse Social (PCHIS). O foco de atendimento do Plano é a população de baixa renda, que representa cerca de 80% do déficit habitacional no estado. Estima-se que o total do déficit seja de 244.984 moradias. A demanda de atendimento é variada; desde a construção de casas em zonas rurais, e urbanas, até a regularização fundiária, problemas de sub-habitação e de ocupação de áreas de risco.

 
De acordo com a Cohab/SC, o Plano irá traçar um perfil habitacional detalhado e deve instituir uma nova política com previsão temporal de 15 anos (2009-2023). Sendo o plano de atuação ampla, é de interesse de todos os segmentos da sociedade. "Santa Catarina é um estado diverso em relevo, clima e etnias. O papel das SDRs é mapear informações sobre a demanda habitacional de maneira regionalizada", esclarece a diretora presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck.

 
A elaboração do PHIS facilitará também o acesso a recursos financeiros do Governo Federal - Ministério das Cidades por meio do FHIS Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O estado já aderiu ao fundo em maio de 2007, comprometendo-se a criar um fundo e um conselho estadual até dezembro deste ano.

 
Sobre a elaboração do Plano e demais eventos inter-regionais, são capacitados dois agentes por secretaria. Nesta primeira etapa participam as SDRs: Araranguá, Brusque, Blumenau, Braço do Norte, Campos Novos, Canoinhas, Criciúma, Curitibanos, Grande Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Rio do Sul, São Joaquim, Taió, Timbó e Tubarão. No dia 2 de julho as outras 14 devem participar da capacitação em um evento a ser realizado em Chapecó. 
 
Publicado por:  Correio Lageano
Fonte:  http://correiolageano.com.br/htmNoticia.php?id=10941&c=2